sexta-feira, 16 de março de 2007

Hoje dei por mim a pensar nos idosos portugueses.
Fui constatando o óbvio, cada vez existem mais idosos, cada vez existem menos pessoas para tomar conta deles, cada vez mais as doenças crónicas tomam conta do seu dia, da sua cama e da sua mesa.
Na verdade, comecei a vê-los por outro prisma... são no fundo uns ratos do esgoto do Sistema Nacional de Saúde.
É a 3ª idade que entope os corredores dos hospitais e centros de saúde diariamente. São eles, que alimentam o nosso podre sistema de saúde, são eles que empregam não sei quantos funcionários públicos...tantas vezes desnecessariamente.

É isto que um idoso faz neste país!!!! Levanta-se às 6h da manhã para apanhar um bom lugar na fila de espera para desabafar com um médico de família (cheio de aturar velhotes até às pontas do cabelo) já que não há ninguém com disposição ou com tempo para lhes dar a devida importância na sua própria família.
Depois almoça o peixinho e as batatinhas cozidas para ir depressa fazer as análises ao sangue, à urina, os TAC, as ressonâncias, as ecografias... (sem ter a mínima noção do custo real para o estado destes examezinhos e sem se aperceber que foi a única maneira do médico despachar o assunto para outros profissionais de saúde) rezando sentado na "carreira" que chegue a casa a tempo do terço, do futebol ou da novela.

São também os ratos de laboratório da indústria farmacêutica... não é por acaso que as doenças de Alzheimer e Parkinson são tão estudadas... a população idosa nos países com capacidade económica tem aumentado, bem como a incidência destas doenças neurológicas relacionadas com a idade... é daí que vem o dinheiro.
Interessa que eles vivam mais tempo... desde que para isso tomem mais e mais medicamentos.

Para a farmácia também é conveniente que assim seja... mas (sem querer ser pretensiosa, até porque de santos os farmacêuticos não têm nada...) ao menos aí estes idosos sentem-se à vontade para falar do que realmente se passa... normalmente da solidão que os absorve durante todo o dia.

Não temos idosos a trabalhar em projectos interessantes nem a estudar nem a conhecer lugares novos (e não...passeios da junta na altura de campanha eleitoral não contam...) ou se os temos não são suficientes...
o país está a ficar velho e amorfo... e isso...
...é uma pena.

terça-feira, 6 de março de 2007



Hoje vou finalmente ao corte, alguma sugestão que não envolva ideias parecidas com a imagem ao lado? lolol
Para a proxima faço uma espécie de votação, mas agora já é tarde...
:P

Para não pensarmos que a nossa vida está de pernas para o ar...



Público 6/03/07

Ontem explodiu um carro armadilhado no mais antigo mercado de livros do Iraque.
Assim de repente consigo pensar em 4 ou 5 personagens da vida política que deviam ter ido pelos ares juntamente com o carro e em vez dos consequentes 30 mortos.
Indo de encontro ao meu último comentário...
...a Humanidade consegue ser assustadora.

sábado, 3 de março de 2007

A cobardia é provavelmente o pior defeito que alguém pode ter.

Tenho dito.