sexta-feira, 16 de março de 2007

Hoje dei por mim a pensar nos idosos portugueses.
Fui constatando o óbvio, cada vez existem mais idosos, cada vez existem menos pessoas para tomar conta deles, cada vez mais as doenças crónicas tomam conta do seu dia, da sua cama e da sua mesa.
Na verdade, comecei a vê-los por outro prisma... são no fundo uns ratos do esgoto do Sistema Nacional de Saúde.
É a 3ª idade que entope os corredores dos hospitais e centros de saúde diariamente. São eles, que alimentam o nosso podre sistema de saúde, são eles que empregam não sei quantos funcionários públicos...tantas vezes desnecessariamente.

É isto que um idoso faz neste país!!!! Levanta-se às 6h da manhã para apanhar um bom lugar na fila de espera para desabafar com um médico de família (cheio de aturar velhotes até às pontas do cabelo) já que não há ninguém com disposição ou com tempo para lhes dar a devida importância na sua própria família.
Depois almoça o peixinho e as batatinhas cozidas para ir depressa fazer as análises ao sangue, à urina, os TAC, as ressonâncias, as ecografias... (sem ter a mínima noção do custo real para o estado destes examezinhos e sem se aperceber que foi a única maneira do médico despachar o assunto para outros profissionais de saúde) rezando sentado na "carreira" que chegue a casa a tempo do terço, do futebol ou da novela.

São também os ratos de laboratório da indústria farmacêutica... não é por acaso que as doenças de Alzheimer e Parkinson são tão estudadas... a população idosa nos países com capacidade económica tem aumentado, bem como a incidência destas doenças neurológicas relacionadas com a idade... é daí que vem o dinheiro.
Interessa que eles vivam mais tempo... desde que para isso tomem mais e mais medicamentos.

Para a farmácia também é conveniente que assim seja... mas (sem querer ser pretensiosa, até porque de santos os farmacêuticos não têm nada...) ao menos aí estes idosos sentem-se à vontade para falar do que realmente se passa... normalmente da solidão que os absorve durante todo o dia.

Não temos idosos a trabalhar em projectos interessantes nem a estudar nem a conhecer lugares novos (e não...passeios da junta na altura de campanha eleitoral não contam...) ou se os temos não são suficientes...
o país está a ficar velho e amorfo... e isso...
...é uma pena.

8 comentários:

Маша disse...

bom, só te falta mm dizer q todos os males q vêm ao mundo são culpa dos ditos velhotes...
este post é um bocadinho cruel e confuso. fikei s/perceber se criticas os idosos ou a maneira cm os mms são tratados. se a tua crítica vai para os idosos, tenho a dizer q não sabes em q mundo vives. se a crítica vai p/a maneira cm são tratados, devias ter sido mais clara na exposição do tema.
seja cm for, é uma pena este post estar tão longe daquilo q costumam ser os teus posts, incisivos, sinceros, originais e inteligentes.
beijo

sirk disse...

nao critico ninguem e critico todos.
nem os idosos são uns coitadinhos, nem os profissionais de saúde são santos.
ser inteligente é sobretudo não ver o mundo como se existissem "os bons" e os "maus" como nos contos de fadas.

Маша disse...

ser inteligente é saber q nem toda a a gente tem a tua vida e estrutura familiar e saber tb q estes idosos de q falas viveram grande parte da sua vida num regime ditatorial q nc kis q eles se instruíssem. e saber q ter 70 anos muda bastante a moldura e é bem diferente de ter 20 anos.

sirk disse...

ah bom, então nesse caso sou inteligente, lol

André Silva disse...

Cris,

Não conheço a Carmo, mas concordo com ela... Já vi melhor nos teus post e não falo do tema, mas sim do que o suporta e até onde foste na análise... Escreveste verdades, não discuto, ponho em causa a perspectiva e o contexto! E depois se nalgumas coisas soubeste ver duas perspectivas, noutras limitaste-te a ver uma...

PL disse...

Concordo,

Não precisamos de voltar a estudar Darwin para perceber que a NAtureza funciona por selecção natural.
FIm às pensões de reforma!
Fim aos lares de 3a idade!

Era metê-los num contentor e enviá-los para o Gana.

Маша disse...

onde está o post desta semana?... :(

sirk disse...

:P, esta semana não há post... talvez pá próxima, será sobre "a influência da não ida às aulas teóricas de farmacologiaII no resultado da frequência de dia 3 de abril"...