sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Para quem não gosta de cinema europeu... Por favor, faça de conta que o meu blog afinal não tem nenhum novo post. Volte mais tarde e talvez, com alguma sorte, tenha a sorte de aqui ver um comentario sobre o "Jogos de Poder" , esse sim, com argumento fashion, imagem hollywoodesca e com a sua nuance de humor político muito agradavel de se ver.

Este filme não é assim.

Romeno, tipicamente europeu, que ao fim de contas, é o mesmo que classificar o tema pertinente, imagem realista e um fim ao que eu chamo " à corte de tesoura", sem sequer nos apercebermos....FINITO e já está a dar o genérico.

O tema alvo é o aborto ilegal. Bem, não sei se será exactamente este o tema, já que se assiste a um comunismo em queda como pano de fundo, duas estudantes universitárias que, na década de 80 e no referido sistema político, fazem o que é mais natural: coisas... ilegais! lol

É bom respirar uma realidade diferente.
Este filme, toca ali e acolá em pormenores do regime comunista que são completamente surpreendentes e sufocantes para quem, como eu, vive numa aldeia gobal apinhadinha de Mcdonald's e Coca Cola.

Já o aborto ilegal, realidade não tão longinqua quanto o comunismo soviético, é descrito de forma assustadora precisamente por ser uma verdade nua e crua que vive aqui ao lado. No nosso bairro.
Deveria ser visto por toda a gente que acredita que fazer aborto é crime. Neste caso, exactamente por ser ilegal, vemos que abortar pode ser realmente um crime... contra a dignidade das mulheres.

Bom filme. Mas não tão bom que mereça uma Palma de Ouro. Acho eu.
Mas um bom filme, sem dúvida.

Sem comentários: